GRANDES DESAFIOS A VENCER
domingo, 25 de novembro de 2012
TRABALHANDO A REESCRITA ATRAVÉS DA RETEXTUALIZAÇÃO
Os alunos tiveram como atividade a reescrita em que o texto com características orais deveria ser transcrito para quatro modalidades diferentes de gênero.
Primeiro o aprendiz deveria estruturá-lo na tipologia narrativa em que ele fosse o narrador personagem a contar a história, então organizaria o texto aplicando as características do gênero narrativo, era preciso também que o aluno fizesse as adequações para a estrutura escrita em que ele observasse a escrita das palavras, que pontuasse o texto, entre outros elementos pertinentes competência escrita.
Em um segundo momento ele deveria transformar o texto oral para um relato em que ele teria a função de recontar a história contada por um amigo. Em um terceiro momento o aluno deveria transformar a história em uma notícia( gênero relato).
Para concretizar o aprendiz deveria usar a modalidade argumentativa em que ele transformasse a situação de sala de aula em um tema gerador e que a partir deste tema de forma objetiva argumentasse e que ao finalizar suas colocações ele fornecesse possíveis soluções para tentar sanar os problemas apontados por eles, ao usar o texto argumentativo teve-se também como objetivo usar as conjunções como elementos significativos em um texto argumentativo.
obsservação: Nas primeiras atividades de reescrita de textos orais os aprendizes apresentaram muitas dificuldades para fazer a transferência do oral para o escrito como também estruturar o texto, mas através desta atividade já se pode perceber um avanço pois já conseguimos fazer estas adequações em modalidades de gêneros coisa que não ocorria, claro ainda é preciso muito trabalho para termos pleno êxito, mas já é um bom avanço.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário