GRANDES DESAFIOS A VENCER

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sábado, 1 de dezembro de 2012

UM RESUMO DA HISTÓRIA DE FERNÃO CAPELO GAIVOTA

É importante ressaltar que a intenção também além do desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita ao trabalhar com ambos os gêneros era demonstrar também que temos que saber respeitar as diferenças, temos que levar em consideração que ninguém é igual a ninguém. O mundo é cercado por preconceitos infundados,vivemos muitas vezes em grupos sociais que nos excluem por não partilharmos das mesmas ideologias, ou por não adotarmos os mesmos comportamentos, gostos. É fácil amar na semelhança, porém é muito difícil amar na diferença, aceitar o outro e principalmente respeitar, e isso traz consequências como averiguamos ao abordar tanto o texto como o filme, ambos os personagens foram banidos, não aceitos, isolados até mesmo por suas famílias, porque até mesmo quem nos ama tem dificuldade de amar na diferença, sem contar que no mundo humano esta falta de respeito é geradora de grande violência. Desenvolver este trabalho foi um desafio porque além destes dois gêneros o texto e o filme trabalhei uma tira, um apólogo, uma parábola, e uma fábula em que busquei mostrar através de seus personagens algumas falhas humanas, como a subestimação, querer ser melhor que o outro. Para desenvolver um trabalho mais complexo é preciso que haja comprometimento,sabemos claro que nem todos terão o perfil desejado por nós educadores,mas como disse anteriormente ninguém é igual a ninguém,ninguém apreende igual, temos que respeitar o tempo de aprender de cada um, e mesmo muitos não sendo tão participativos de alguma forma ele está aprendendo, mesmo sendo apenas ouvinte,mas o trabalho em grupos acaba estimulando a este que ainda não entenderam sobre a importância de desenvolver o conhecimento. As rodas de conversa foram bastante interessantes, muitas participações, muitas indagações, inferências, parecia haver uma rivalidade entre os grupos , uma disputa para saber quem sabia mais, isso é muito bom porque foi algo saudável, senti muita maturidade apesar de serem alunos das sétimas séries. O que deixo como discuso meu é que acreditar é o primeiro passo,sinto que há muito descrédito com relação a nossos alunos,mas há quem quer aprender, quem quer fazer a diferença na sociedade, não é um discuso demagogo que faço,mas eu acredito ainda que somos a diferença na vida de nossos alunos e eles são a diferença em nossas vidas, nosso trabalho é muito importante, não como professores, mas como mediadores porque na verdade eles é quem são os protagonistas. Por isso sugiro sempre a reflexão, um professor reflexivo pode melhorar todo dia um pouco, e levar esta reflexão também a nossos aprendizes pode fazê-los também melhorar, atingir a todos, claro não tem como, porque tudo também é uma questão de interesse,mas podemos sim fazer a diferença na vida de muitos de nossos alunos...vamos pensar nisso....ESTOU FELIZ POR TER DE ALGUMA FORMA ESTADO NA VIDA DE CADA UM DE VOCÊS MEUS QUERIDOS PROTAGONISTAS.

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